As vantagens da fachada ventilada

As vantagens da fachada ventilada

A fachada ventilada é considerada uma solução construtiva sustentável que alia inovação e eficiência energética, ajudando na melhoria do conforto térmico.

A fachada ventilada é capaz de reduzir entre 30% a 50% o consumo de energia de um edifício e os materiais utilizados na sua composição são 100% recicláveis.

O princípio fundamental das fachadas ventiladas permite que o espaço entre as placas não receba vedação completa nas aberturas inferiores e superiores, possibilitando assim a criação de uma câmara de ar entre as duas paredes. Essa câmara produz o efeito chaminé, que se caracteriza por possibilitar uma ventilação permanente  e daí um maior o conforto  no interior  do edifício.

Em termos de energia, as fachadas ventiladas reduzem quantidade de calor que os edifícios absorvem no Verão, devido à reflexão parcial da radiação solar pelo revestimento e à aplicação de material isolante. Por outro lado, no Inverno, as paredes ventiladas conseguem reter o calor, garantindo uma economia em termos de aquecimento.

fachada-ventilada

 

VANTAGENS DAS FACHADAS VENTILADAS

  • Sistema que respira– A fachada ventilada possibilita a dispersão do vapor presente no interior das paredes, eliminando a humidade dos edifícios. O vapor de água que se forma no interior do edifício pode também ser parcialmente eliminado através das paredes, contribuindo, assim, para a conservação da estrutura.
  • Sistema impermeável – As fachadas ventiladas conseguem controlar a entrada de água da chuva e eliminar as infiltrações, uma das causas mais frequentes da deterioração da envolvente externa dos edifícios
  • Facilidade de limpeza – O baixo grau de absorção das fachadas ventiladas permite que a limpeza  das placas seja feita pela própria água da chuva, diminuindo a acumulação de sujidade.
  • Facilidade de manutenção e substituição de placas – Cada um dos painéis da fachada ventilada é independente, facto que facilita a instalação e a manutenção da fachada.
  • Redução considerável do prazo de obra – A montagem de uma fachada ventilada é um processo rápido e apresenta um nível baixo de ruído.
  • Enorme variedade de cores, formatos e texturas
  • Possibilidade de utilização da câmara de ar – A câmara de ar poder ser utilizada para instalações eléctricas, hidráulicas e de ar-condicionado e ou mesmo de tratamento relativo ao isolamento térmico e acústico ou mesmo anti-bactericida.

 

Devido às vantagens que apresentam, as fachadas ventiladas estão a ganhar cada vez mais reconhecimento no mundo da arquitectura, sendo a resposta perfeita para os exigentes requisitos de projecto e desempenho.

 

Algumas obras executadas pela Sotecnisol Revestimentos:

Rua tomas ribeiro
Edifício
P_7374
Unidade de Saúde LAHGO
WP_20150216_037
Casa particular
IMG_1140
Faurécia
Fachada ventilada em alumínio composto
Casa particular
Sede da Tagugás (Cartaxo) - revestimentos a cargo da Sotecnisol Revestimentos
Sede da Tagugás
Unicer Bebidas - Leça do Balio
Sede da Unicer

 

Conheça a Sotecnisol Revestimentos, clicando aqui.


 

Tem alguma questão que gostasse de nos colocar?

Contacte-nos!

Envie um email para geral@sotecnisol.pt , colocando «Blog» no campo Assunto.

 

Deixar uma resposta