Passive House

Passive House

O conceito Passive House foi desenvolvido nos anos 80, na Alemanha, pelo investigador alemão Wolfgang Feist, do Passivhaus Institut (PHI).

A Passive House tem como base um excelente isolamento térmico, que mantém o calor desejado no interior e o indesejado no exterior, um sistema de ventilação que fornece ar novo constante ao interior e um sistema de recuperação de calor de elevada eficiência, que permite que o calor existente no ar e que é extraído seja reutilizado.

Os resultados apontam para poupanças energéticas de até 90%, comparativamente aos edifícios típicos do Centro da Europa e de 75% em relação a novas construções, refere o sítio online www.passipedia.de.

http://www.egreengroup.com

A Passiv House pressupõe que, baseada numa elevada qualidade térmica dos materiais de confinamento do edifício (paredes, janelas e portas), na utilização das fontes de calor internas (provenientes dos dispositivos eléctricos que normalmente se utilizam nos lares) e na minimização das perdas de ventilação através de um sistema controlado com recuperação de calor, a habitação não necessita dos mecanismos de refrigeração e de aquecimento habituais.

Estamos a falar de uma abordagem diferente onde o termo “passivo” se aplica à forma como funciona o sistema de aquecimento: o edifício não é aquecido de forma activa, usando essencialmente os ganhos de calor passivos para se aquecer, sendo apenas necessária uma pequena quantidade adicional de calor.

Uma Passive House é cost-efficient. Os custos adicionais associados à implementação inicial de um sistema Passive House (como isolamento térmico, caixilhos de janelas e vidros especiais entre outros) são rapidamente compensados ​​por um sistema AVAC de custo mais reduzido e pela fatura de energia, que é de quatro a dez vezes menor do que a de uma casa convencional.

Existem hoje mais de 10.000 edifícios em todo o mundo certificados o sistema de Passive House, desde pequenas casas individuais a edifícios de escritórios, escolas e lojas. Um grande número deles está na Alemanha e na Áustria.

Saiba mais informações aqui:

www.passivhaus.pt

www.edificioseenergia.pt

Deixar uma resposta