Energias renováveis, as únicas fontes de energia que crescerão em 2020, segundo a IEA.org

Energias renováveis, as únicas fontes de energia que crescerão em 2020, segundo a IEA.org

A Agência Internacional de Energia (IEA, em inglês) analisa no seu mais recente relatório, Global Energy Review 2020, o impacto do Covid-19 no sector global da energia, concluindo que as energias renováveis se convertirão nas únicas fontes de energia que crescerão em 2020, embora esse aumento seja menor do que nos anos anteriores. A agência também prevê uma queda global na procura de energia na ordem dos 6% e uma redução record nas emissões de carbono de quase 8%.

O relatório Global Energy Review 2020, lançado a 30 de abril, baseia as suas conclsuões em dados de mais de 100 dias até agora deste ano e estima como é provável que as tendências no consumo de energia e nas emissões de dióxido de carbono evoluam para o resto do ano, com a suposição de que as medidas de bloqueio impostas em resposta à pandemia serão gradualmente diminuídas nos próximos meses na maioria dos países, acompanhadas por uma recuperação económica gradual.

A AIE estima que a procura de energia cairá 6% em 2020, sete vezes mais que a queda que se seguiu à crise financeira global de 2008. Para colocar em perspectiva, essa diminuição equivale a perder toda a procura de energia da Índia, o terceiro maior consumidor de energia do mundo. As economias avançadas sofreriam os maiores declínios, com a procura a cair 11% na União Europeia e 9% nos Estados Unidos.

No entanto, a AIE ressalta que a queda na procura de energia dependerá em grande parte da duração e do rigor das medidas para impedir a propagação do vírus. A sua estimativa é que cada mês de confinamento reduza a procura global anual de energia em aproximadamente 1,5%.

Veja aqui mais: https://www.iea.org/reports/global-energy-review-2020

Global energy demand to plunge this year:Biggest shock since World ...

Fonte: https://www.energias-renovables.com/

Deixar uma resposta